Disponibilizando na Nuvem
 
A Nuvem, ou Cloud, tem sido apontada como a solução mais eficaz a fim de solucionar variadas questões que afligem as empresas, sobretudo em cenários cada vez mais complexos e que requerem mobilidade levada ao extremo, custos crescentes com aquisição e renovação de ativos de hardware, software e licenças, compreendendo variados fatores que têm tornado o gerenciamento de serviços cada vez mais desafiador.

Já são bem conhecidas as vantagens de se acomodar uma estrutura de Telefonia IP em Nuvem. Em termos gerais, colocar os equipamentos e sistemas em Nuvem resulta em simplificação de tarefas como gerenciar, manter e contabilizar uma grande quantidade de ativos e licenças, consolidando todos estes serviços em bases mensais e regulares, eliminando preocupações com variados fatores de custo, tais como:

  • Aquisição e Suporte de Hardware de Servidores
  • Aquisição e Suporte de Hardware de Switches de alta disponibilidade
  • Manutenção de Sistemas de Gerenciamento
  • Espaço Físico
  • Energia para alimentar os equipamentos
  • Refrigeração
  • Equipe técnica Local
Quando computamos apenas o custo dos ativos, incluindo a sua depreciação e custo de suporte, bem como o consumo de energia, ao confrontá-los com os valores que são cobrados por Provedores de Serviços em Nuvem invariavelmente iremos nos deparar com uma grande redução de custos em bases mensais. 

Por outro lado, é preciso avaliar corretamente os requisitos para a colocação de sistemas de Telefonia IP em Nuvem, tais como latência, tipo de serviço, ou seja, se é VPS, Nuvem Privada ou Collocation. É também preciso ter ciência das formas como os dispositivios e clientes de acesso estarão espalhados, se será necessário usar ISO privada ou mesmo o Session Border Controller. 

Ao colocar este servidor em Nuvem estamos transferindo todo o tráfego entre as estações/endpoints do local para o link que está associado a esta relação throughput/latência. Inevitavelmente iremos acrescentar uma certa quantidade de milissegundos adicional em cada comunicação realizada, o que precisa ser gerenciado, dado que se for ignorada poderemos estar incorrendo em uma degradação de performance que implicará na necessidade de um link com maior capacidade e qualidade (QoS). 

Quanto aos modelos disponíveis de contratação disponíveis, os fatores principais de custo estarão sempre divididos, mesmo que não estejam explicitados pelo fornecedor da solução, em quatro partes principais:

1. Custo da Hospedagem; sendo o VPS o mais barato, ou ainda Private Cloud ou Collocation.
2. Custo da Subscrição de Software; basicamente o custo do PBX em bases mensais.
3. Custo do Aluguel de Aparelhos; contrato de locação que variará em função dos valores/modelos a serem utilizados.
4. Valor do contrato de Link de Voz da Operadora; custo mensal do tronco SIP.

É importante destacar que, ainda que não estejam explicitados desta forma, estes componentes de custos estarão sempre presentes no cômputo geral dos serviços apresentados. Por este motivo, é de suma importância realizar as comparações entre diferentes serviços explicitando claramente os quatro fatores acima elencados. 

Dentro os fatores de contratação junto ao Provedor a considerar, deve-se avaliar:

1. Se a ISO do Servidor de Telefonia IP é privativa ou pode ser instalada sobre um SO Linux padrão.
2. Se o serviço contratado for VPS é preciso considerar prováveis impeditivos para subir uma ISO privada.
3. Serviços de Nuvem Privada (Private Cloud) em geral vão permitir a configuração mais geral, incluindo a ISO privada.
4. Dependendo da distribuição de usuários e aparelhos, pode ser necessário um Session Border Controller no local.
5. Se o link de voz for SIP trunk via fibra local, avaliar se a melhor solução é hibrida "Nuvem+Local" ou "Nuvem-Somente".