Segurança Sophos

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Segurança Sophos

 

Um dos maiores desafios para os gestores de rede tem sido a questão da segurança por meio de uma visão integrada que contemple os variados níveis de acesso, permissões e recursos que precisam ter a sua integridade, disponibilidade e privacidade assegurados, sobretudo quanto aos dados corporativos.

Mais recentemente um desafio adicional tem sido representado pelos riscos advindos das próprias ações dos usuários, quando estes se tornam, inadvertidamente, o principal veículo condutor das ameaças para dentro de seus próprios dispositivos e da corporação.

Os novos tipos de ameaça já não são contidos pelos sistemas antivírus e firewalls de última geração, dado que nem sempre são imediatamente detectáveis, muitas vezes mirando não mais vulnerabilidades nos firewalls, e sim no elemento que de fato é o mais vulnerável, ou seja, o próprio usuário, sobretudo em Pequenas e Médias Empresas, que muitas vezes não possuem condições de contar com um staff especializado e de alto custo.

Para estes casos, novas ferramentas têm sido utilizadas, tais como as disponibilizadas pela Sophos, que é capaz de realizar análises baseadas em anomalias de comportamento, desta forma detectando violações baseadas nos perfis de utilização, bloqueando atividades que a princípio são qualificadas como suspeitas.

Este tipo de atividade suspeita é detectado tanto na máquina do usuário, como nos servidores, onde determinados tipos de atividade podem resultar em perdas catastróficas de dados. Estes novos tipos de ferramentas de defesa, como as oferecidas pela Sophos, constituem uma nova linha de defesa contra ameaças do tipo ransomware, que atualmente tem provocado prejuízos severos em diversas organizações, literalmente destruindo seu principal ativo, ou seja, os dados.

Por outro lado, a adoção de estratégias protetivas, notadamente quanto à políticas efetivas de backup, tem se tornado a última e derradeira linha de defesa, crucial para que toda e qualquer organização tenha condições de preservar a integridade de seus dados e, por conseguinte, de sua operação.